Templos de esquisitices

Morte do criador do Museu do Apartheid faz lembrar de acervos polêmicos.

Há lembranças que todo mundo gostaria de esquecer. Uma delas é a do Apartheid, regime racista que segregava os negros na África do Sul e que foi extinto quando Nelson Mandela chegou ao poder. Mas o milionário da indústria cosmética Abe Krok não quis nem saber e criou um museu, em Johannesburgo, destinado justamente a preservar a memória daquele estúpido período sobre o qual os sulafricanos querem jogar uma pá de cal em cima. Claro que gerou polêmica, aliás Krok levou a celeuma de sua iniciativa para a sepultura, já que faleceu na semana passada aos 83 anos de idade. Mas este não foi um caso único de museu que dá o que falar pelo inusitado da ideia. Se você acha que museus são espaços nobres dedicados exclusivamente a exibir artes e antiguidades, chegou a hora de rever seus conceitos.

museu-da-criptozoologia

Museu da Criptozoologia – Localizado em Portland, EUA, exibe (se é que isso é possível) seres que não existem, como o sujeito aí da foto: o Pé Grande, também conhecido como Sasquatch, um primo terráqueo do Chewabaca.

museu-da-morte

Museu da Morte – Fundado em San Diego, EUA, em um extinto necrotério, expõe utensílios de tortura, guilhotinas, equipamentos usados por serial killers e outras belezuras mórbidas. Tem quem goste.

moba

Museu da Arte Ruim – concebido em Dedham, também nos EUA (eles são chegadinhos numa bizarrice), orgulha-se de abrigar mais de 600 peças que formam o pior acervo de arte do planeta, embora, convenhamos, haja muito artista por aí que faria ruborizar o curador deste museu.

penis

Museu do Pênis – fica numa aldeia pesqueira de Husavik, na Islândia (terra da Björk, a esquisitinha que possui a voz mais singular do planeta). Taxidermistas de orientação sexual duvidosa empalharam membros de animais gigantescos, mas também de outros microscópicos, para serem democráticos. Enfim, tem de todos os tamanhos e espécies.

museu-dos-vampiros

Museu dos Vampiros – na capital francesa, um verdadeiro templo para os asseclas do Conde Drácula, com centenas de filmes e objetos que fazem alusão à turma que não resiste a uma bela jugular. Em tempos de saga Crepúsculo, a arrecadação com os ingressos deve estar sugando milhares de adolescentes.

purgatory

Museu do Purgatório – Em Roma, com relíquias que atestam a vinda de almas do purgatório para atormentar o mundo dos vivos, como este livro, no qual se pode ver o sulco feito por uma mão humana incandescente. Relatos do além-túmulo dão conta de arrepiantes torturas para a redenção dos pecados, como infindáveis shows de música sertaneja. Brrrrrr…

vibrador-a-vapor

Museu do Vibrador – fica em San Francisco, EUA, e, sim, exibe peças exatamente daquilo que você está pensando. Na foto, um modelo a vapor. Como dizia aquele comercial, “incomodada ficava a sua avó!”.

Mais no íntimo:

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2013/01/27/morre-na-africa-do-sul-polemico-criador-do-museu-do-apartheid.htm

http://www.caixadepandora.xpg.com.br/top-10-dos-museu-mais-bizarros-pelo-mundo/

http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/13-museus-bizarros/

http://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/2012/10/lista-reune-museus-mais-bizarros-do-mundo.html

http://noticias.uol.com.br/tabloide/album/2012/07/22/conheca-os-10-museus-mais-bizarros-do-mundo.htm#fotoNav=2

http://www.vocecurte.com/2011/03/os-museus-mais-bizarros-do-mundo.html

http://www.recreio.com.br/licao-de-casa/faca-uma-visita-virtual-a-8-museus-bizarros-que-existem-pelo-mundo

http://www.terror666-ripper.blogspot.com.br/2012/06/os-museus-mais-macabros-e-bizarros-do.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s