Nossos ídolos ainda são os mesmos

Superman faz 75 anos e Mônica faz 50, a geriatria chega aos quadrinhos.

Nem kryptonita, nem a turma do Cebolinha, nada detém a longevidade de Superman, Mônica e tantos outros personagens que atravessam gerações sem criar uma ruga na face nem atingir um mínimo de rejeição pública pela senilidade. A princípio, parece difícil entender os motivos de não haver um desgaste com tanto tempo de exposição midiática, principalmente em um mundo no qual o ídolo pop de hoje se torna ultrapassado em questão de meses. Uma das respostas pode já estar na introdução deste texto: os personagens da ficção, ao contrário dos da vida real, permanecem sempre com o viço da juventude, não mudando sua aparência física (mesmo que Maurício de Souza tenha criado uma versão teen da Turma da Mônica). Eles são, naturalmente, inoxidáveis e imortais. Há, porém, autores que subvertem este ambiente seguro e confortável no qual vivem suas crias, como é o caso do cartunista Angeli, que matou uma de suas mais famosas personagens, a etílica Rê Bordosa, e ainda desenha a si próprio em algumas das tirinhas publicadas na Folha de São Paulo com uma aparência nada jovial. Outro motivo para tantos anos no Olimpo da queridice popular pode estar no fato de que, tal qual a paixão pelos times de futebol, o culto aos personagens da ficção também é uma transferência que ocorre de pai para filho: as crianças ganham brinquedos, roupas e souvenires de todo tipo estampando o herói que seus progenitores tanto querem bem, tornando-se assim também seus adoradores incondicionais. Idolatrar é um exercício hereditário, quase que como repassando um referencial de comportamento e ideais de uma geração para outra. Superando os quadrinhos e a literatura, é o cinema quem mais tem criado novos mitos para o público, como é o caso de Shrek e Luke Skywalker, mas o que a sétima arte faz de melhor é reascender a febre pelos heróis já consagrados, como ocorreu mais recentemente com os Vingadores, apesar de por vezes sucumbir a vexames constrangedores, como aconteceu com Spirit. Teste seus conhecimentos sobre a idade e a gênese de alguns personagens que resistem ao tempo (são registros de seu início de carreira, não se assuste), vendo primeiro suas imagens e depois conferindo as informações na legenda.

Popeye

Popeye – 84 anos, criado por Elzie Segar e inspirado em um vizinho mentiroso e fumante de cachimbo que conheceu na infância.

Batman 02

Batman – 81 anos, criado a partir de desenhos de Frank Foster e tendo passado por diversas transformações (atualmente é gótico, desce o sarrafo na bandidagem e está divorciado do Robin).

 Homem de Ferro

Homem de Ferro – o personagem de Stan Lee está completando 50 anos, e longe das ferrugens graças a Robert Downey Jr.

Hércules 02

Hércules – mais de 3.000 anos, criado no período da Grécia Antiga, sendo, provavelmente, o mais antigo herói da humanidade.

Capitaão Nascimento

Capitão Nascimento – 6 anos, quando o filme Tropa De Elite, roteirizado por Braulio Mantovani, estreou nos cinemas (o personagem foi inspirado pelo ex-comandante do Bope e atual consultor de segurança da Globo, Rodrigo Pimentel).

Frankenstein

Frankenstein – 195 anos, nasceu quando sua mãe, Mary Shelley, tinha apenas 21 aninhos.

Patolino

Patolino – 76 anos, começando sua histriônica carreira em um desenho intitulado “Gaguinho E A Caça Ao Pato”.

Chaves

Chaves – 42 anos, saindo do barril para o mundo quando a série do ator Roberto Bolaños começou a ser exibida na TV mexicana.

Emília

Emília – 93 anos, com seu nascimento contando a partir da publicação do primeiro livro do Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato.

Rê Bordosa

Rê Bordosa – Se viva, a queridinha de Angeli estaria completando 29 anos em 2013. RIP.

 

Mais no íntimo:

http://ocapacitor.uol.com.br/quadrinhos/galeria-super-homem_completa_75_anos_em_2013_veja_sua_evolucao_visual-7584.html

http://diversao.terra.com.br/arte-e-cultura/monica-a-personagem-dentuca-e-brigona-faz-50-anos,17b8803c90b5c310VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Popeye

http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=65033

http://www.duluth.lib.mn.us/programs/frankenstein/shelleybio.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Her%C3%B3i

http://pt.wikipedia.org/wiki/Batman

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/mitologia-grega/hercules.php

http://www.suapesquisa.com/grecia/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Homem_de_Ferro

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2010/10/18/em-entrevista-ao-uol-o-verdadeiro-capitao-nascimento-diz-que-e-mais-feliz-longe-do-bope.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Daffy_Duck

http://pt.chespirito.wikia.com/wiki/El_Chavo_Del_Ocho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s